Porto, 20 set 2023 (Ecclesia) – Monsenhor Manuel Clemente Teixeira, da Diocese do Porto, faleceu a 18 deste mês e o seu funeral realiza-se esta quarta-feira, 20 de setembro, na Igreja de São Gonçalo, em Amarante, e é presidido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Nascido na paróquia de Lufrei, concelho de Amarante, em 20 de novembro de 1929, contava 93 anos, lê-se no site da Diocese do Porto.
Monsenhor Manuel Clemente Teixeira foi ordenado presbítero em 1952, iniciou a sua atividade apostólica como pároco de Candemil e Ansiães, em Amarante e em 1967 foi designado diretor do Colégio de Amarante, tendo desempenhado as missões de delegado episcopal da região de Sobretâmega, capelão da igreja da Misericórdia de Amarante, professor do Colégio de São Gonçalo e capelão do Hospital distrital e do Lar António Cândido, de Amarante.
Foi nomeado monsenhor pelo Papa João Paulo II em 2003.
O Município de Amarante manifesta profundo pesar pelo falecimento de monsenhor Manuel Clemente Teixeira, “personalidade de referência para a comunidade amarantina”, refere o município na rede social facebook.
Distinguido com a medalha de honra do município em 1995, o executivo da câmara aprovou, “por unanimidade”, um voto de pesar.
LFS