Angra do Heroísmo, Açores, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Angra preside às Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, entre hoje e domingo, de 5 a 9 de julho, e “todos os impérios do concelho” estão convidados para a coroação, no último dia.
O bispo D. Armando Esteves Domingues faz hoje também a conferência de abertura sobre o ‘Império da Caridade’, às 20h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), na igreja Matriz de São Sebastião, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
As Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel) têm como principal promotor o Município de Ponta Delgada, e vão ser presididas pelo bispo da Diocese de Angra, que compreende o território do Arquipélago dos Açores.
“A estrutura é social, porque a entidade que a promove tem essa preocupação de atingir as instituições sociais; é festiva porque procuramos que o Espírito nos liberte de muitas dificuldades e é cultural”, explica o padre Nemésio Medeiros, sobre as várias dimensões desta festa.
Do programa da 20ª edição das Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, de 5 a 9 de julho, destaca-se também a bênção da despensa – carne pão e vinho –, a recitação do Rosário estará a cargo da Legião de Maria, no dia 7 (sexta-feira), e, no sábado, a distribuição das “pensões às IPSS do concelho”, o desfile alegórico, na Avenida Infante D. Henrique, e as “tradicionais sopas do Espírito Santo”, no Campo de São Francisco, informa o portal de notícias da Diocese de Angra.
Em 2019, o padre Nemésio Medeiros, pároco da igreja Matriz de Ponta Delgada, explicou à Agência ECCLESIA que as festas em honra do Espírito Santo “tocam as vísceras de todo o açoriano, quer estejam na diáspora ou no arquipélago”.
CB