Bispos apresentaram primeiro relatório nacional, identificando 728 abusadores
Madrid, 02 jun 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) apresentou esta quinta-feira o primeiro relatório nacional sobre abusos sexuais na Igreja, identificando 728 abusadores a partir dos depoimentos de 927 vítimas.
Os dados foram recolhidos no relatório ‘Para dar luz’, que inclui ainda as atuais normas da Igreja Católica, na Espanha, para a prevenção e tratamento de casos de abusos sexuais.
Em maio deste ano, a CEE publicou uma Instrução sobre o tratamento de casos de abusos sexuais de menores e pessoas vulneráveis, com caráter normativo, concluindo um trabalho iniciado em 2019.
“A Igreja comove-se perante a dor das vítimas e dos seus familiares, pede perdão e compromete-se na busca da verdade e na realização da justiça, tanto no âmbito canônico como no âmbito civil”, pode ler-se no preâmbulo do documento, publicado online.
O novo relatório, lançado a 1 de junho, recolhe todos os casos conhecidos através das comissões para a proteção de menores, nas dioceses espanholas, que apontam para uma prevalência maior de vítimas do sexo masculino (82,62% dos casos).
Os dados da CEE indicam que 75% das denúncias se relacionam a casos anteriores a 1990.
OC