Responsável destaca envolvimento das 208 paróquias locais nos «Dias nas Dioceses»
Viseu, 31 mai 2023 (Ecclesia) – O responsável do Comité Organizador da Diocesano (COD) de Viseu para a JMJ 2023 disse à Agência ECCLESIA que a diocese vai promover “uma festa tuga, um arraial português” para acolher os “peregrinos internacionais” que chegarem ao território.
“Nesta festa, no Município do Satão, vão estar os peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude e as famílias que acolhem para se viver uma grande festa portuguesa”, adiantou Fernando Chapeiro à Agência ECCLESIA.
De 26 a 31 de julho, a semana que antecede a JMJ Lisboa 2023, realizam-se os DND e Viseu quer promover dias “bastante animados, com atividades para todos os gostos, da cultura ao desporto”, salientou o responsável.
Fernando Chapeiro sublinha que o caminho preparatório “está a ser muito profícuo porque estão envolvidas as 208 paróquias da Diocese de Viseu”.
“Os peregrinos estrangeiros que vão para a diocese vão adorar conhecer o interior de Portugal e, concretamente, Viseu”, aponta.
Até ao momento estão inscritos “mais de 2 mil peregrinos internacionais” na Diocese de Viseu, ainda assim “um número abaixo da expectativa” porque devido “há crise económica, alguns grupos desistiram”.
O responsável do COD de Viseu saliente também que “há famílias suficientes para acolher os peregrinos que são de muitos países e continentes”.
Com um programa extenso e “dias temáticos”, Fernando Chapeiro anuncia que “logo no início haverá uma celebração de acolhimento com os jovens, voluntários e famílias”.
O segundo dia é dedicado à cultura, no qual vão ser “mostradas as especificidades de cada lugar e vão estar disponíveis os museus municipais e rotas emblemáticas e gastronómicas”.
Há também um “dia dedicado à missão como visitar lares, pintar ou limpar uma casa”, acrescenta o responsável do COD.
O dia do desporto acontece a 29 de julho e estão envolvidos os “técnicos de desporto dos vários municípios” que estão a preparar as atividades.
Na tarde de domingo, 30 de julho, haverá em Viseu “uma grande celebração de envio com a presença dos bispos dos jovens peregrinos”.
LFS/OC
JMJ 2023: Dias nas Dioceses levam jovens de todo o mundo a todas as regiões de Portugal