Viana do Castelo, 17 fev 2023 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana Justiça e Paz de Viana do Castelo promove as Jornadas ‘Quem é o meu próximo?’, a partir desta sexta-feira, pelas 21h00, numa palestra no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
“”Quem é o meu próximo, para a Fratelli Tutti?”, é o tema da palestra, presidida pelo bispo diocesano, D. João Lavrador e proferida pelo professor Álvaro Campelo, da Universidade Fernando Pessoa”, conforme comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“O desafio da solidariedade e do compromisso social é transversal a todos nós, independentemente dos nossos credos partidários ou religiosos. Neste sentido, esta palestra reveste-se de particular importância, muito em especial num tempo em que os valores da proximidade, da tolerância e do companheirismo comunitário ameaçam tornar-se arredios do nosso quotidiano”, informa.
As Jornadas vão continuar noutros dias, seguindo-se no dia 21 de abril o tema “Que Caminhos para a Paz?”, em Caminha, com Mariana Barbosa, da Universidade Católica do Porto; no dia 16 de junho, o tema “Que justiça social implicita a encíclica “Populorum Progressio”?, em Monção, com frei Carlos Gonçalves, da Faculdade de Psicologia, Ciências da Educação da Universidade do Porto, e no dia 29 de setembro, o tema “Há uma Justiça única, Universal?, em Viana do Castelo, com Laborinho Lúcio , juiz desembargador aposentado.
O comunicado informa ainda que as Jornadas “Quem é o meu próximo?” têm um dia de reflexão, com vários oradores, marcado para 18 de novembro.
SN