Guarda, 05 dez 2022 (Ecclesia) – O padre Bernardo Terreiro do Nascimento, com 101 anos de idade e mais nove meses, da Diocese da Guarda, faleceu no dia 02 de dezembro.
A missa exequial, no dia 3 de Dezembro, na igreja paroquial de Almeida, foi presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício e o funeral seguiu para o cemitério de Almeida onde o corpo do padre Bernardo Terreiro foi colocado num jazigo da família, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Natural de Almeida, o padre Bernardo Nascimento foi ordenado sacerdote no dia 07 de Setembro de 1947, depois de ter frequentado os seminários diocesanos do Fundão e Guarda.
Na sua longa vida também exerceu o sacerdócio através da música, especialmente religiosa, compondo centenas de obras para orfeão.
Fez o curso de Conservatório Nacional do Porto e vários cursos no país e no estrangeiro.
Como professor de música dirigiu os coros dos Seminários do Fundão e Guarda, da Escola Superior do Instituto Politécnico da Guarda, da Covilhã, do Centro Cultural da Guarda e do Coro Etnográfico de Almeida.
Compôs vários livros de música, entre os quais ‘Cantando ao Senhor da Vida – Cânticos para celebrações’, ‘Salmos Harmonizados para Orfeão” e “Fátima e a Eucaristia”.
O padre Bernardo Terreiro foi homenageado pelo Centro Cultural da Guarda, no dia 20 de Novembro de 2021.
LFS