Vaticano: Papa anuncia nomeação de duas mulheres para comissão que acompanha processo de escolha de bispos

Francisco admite designar leigas para liderar novos Dicastérios, após reforma da Cúria Romana

Cidade do Vaticano, 06 jul 2022 (Ecclesia) – O Papa anunciou a nomeação de duas mulheres para a comissão que nomeia bispos que acompanha o processo de escolha de bispos de todo o mundo, admitindo designar leigas para cargos de liderança, após a reforma da Cúria Romana.

“Estou aberto a que surja essa oportunidade. O Governatorato [do Estado do Vaticano] tem uma vice-governador… agora, na Congregação dos Bispos, na comissão para eleger os bispos, vai haver pela primeira vez duas mulheres. Abre-se um pouco, assim”, referiu Francisco, em entrevista à Agência Reuters.

A passagem da conversa, divulgada hoje, aborda a valorização da mulher na Cúria Romana, a respeito das disposições da constituição apostólica “Praedicate Evangelium” que reforma a Cúria Romana.

O documento, publicado a 19 de março, determina que “qualquer fiel pode presidir a um Dicastério ou a um Organismo, no respeito da peculiar competência, poder de governo e função dos mesmos”.

Na entrevista, o Papa admite a designação de leigas para liderar Dicastérios como o de Leigos, Família e Vida, da Cultura e Educação ou a Biblioteca Apostólica do Vaticano, “que é quase um dicastério”.

Nos últimos anos, Francisco nomeou, pela primeira vez, uma mulher como “número 2” do Governatorato da Cidade do Vaticano, a irmã Raffaella Petrini; já a irmã Nathalie Becquart foi designada subsecretária do Sínodo dos Bispos, sendo a primeira mulher com direito a voto nas assembleias sinodais.

Barbara Jatta, atual diretora dos Museus do Vaticano e a brasileira Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Santa Sé, também foram nomeadas pelo atual Papa.

Em 2017, Francisco nomeou duas subsecretárias para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino e Linda Ghisoni; a religiosa espanhola Carmen Ros Nortes trabalha como subsecretária na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, sendo a terceira mulher a exercer essa função.

OC

Especial: Papa aprova nova Constituição para a Cúria Romana, mais virada para fora e menos centrada na gestão interna

Partilhar:
Scroll to Top