Fátima, 01 jun 2022 (Ecclesia) – Os rostos dos Pastorinhos de Fátima na fotografia e na arte é o tema da segunda visita temática à exposição «Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual», que o santuário mariano promove a partir das 21h15.
Esta iniciativa é orientada pelo diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Francisco Marto e a irmã Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos das Aparições de Fátima, em 1917, foram canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio de 2017, durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco, tornando-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.
A terceira vidente, Lúcia Rosa dos Santos, a Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, faleceu a 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade, depois várias décadas vividas em clausura no Carmelo de Coimbra.
A visita temática inicia com a apresentação do historiador, na Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se a visita livre à exposição.
A exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” já ultrapassou a marca dos 100000 visitantes.
Nesta exposição, os visitantes poderão percorrer, até 15 de outubro de 2022, a história de Fátima pelos vários rostos que a fizeram, num percurso que, num tempo de pandemia, que convoca toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo.
Marco Daniel Duarte é o diretor do Museu do Santuário de Fátima e, na instituição dirige também o Departamento de Estudos. É doutorado em História de Arte, com um estudo aprofundado desta primeira escultura da Senhora do Rosário de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições e cujo centenário é assinalado este ano e autor de várias publicações sobre a temática de Fátima.
No Museu do Santuário de Fátima constam peças de coleções particulares e institucionais, cedidas para a ocasião e apresenta peças do Museu do Santuário de Fátima, nomeadamente da sua exposição permanente, que estará encerrada durante esta mostra, como é o caso da coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima.
LFS/CB