Lisboa, 16 mai 2022 (Ecclesia) – Os Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) promovem o II encontro da Pastoral Social Dehoniana, que tem como tema «Testemunhas do Amor do Deus – Respostas e Desafios», hoje e esta terça-feira, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.
A iniciativa tem por objetivo “analisar os grandes desafios que os centros sociais e paroquiais enfrentam”, bem como analisar as respostas que as paróquias oferecem no “campo social e caritativo partindo da doutrina social da Igreja e da proposta social” que o padre Leão Dehon (fundador dos Dehonianos) legou e das respostas que a cidade espera da Igreja, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Depois da abertura com o padre João Nélio (superior provincial dos Dehonianos) e do padre José Domingos Ferreira (coordenador da Comissão Provincial Justiça e Paz e Integridade da Criação) realiza-se uma conferência sobre «A Doutrina Social da Igreja como fundamento da ação social e caritativa da Igreja» (padre Tiago da Eira Pereira).
«Para um compromisso social autêntico: exemplo e testemunho do Padre Leão Dehon» (Padre José Agostinho Sousa, SCJ) e uma mesa redonda com testemunhos do Centro Social e Paroquial São Bento (Ribeira Brava); Obra ABC (Dehonianos); Centro Social e Paroquial São Romão de Carnaxide (Carnaxide) e Centro de apoio a vítimas de violência doméstica (Aveiro) são as restantes reflexões do primeiro dia.
No segundo dia do encontro da Pastoral Social Dehoniana, esta terça-feira, a temática de reflexão é «Parcerias e Sustentabilidade das Instituições sociais».
LFS