Fátima: Santuário realiza jornadas de comunicação no âmbito do centenário do jornal «Voz da Fátima» (c/vídeo)

Carmo Rodeia salienta que mensário apresenta temáticas na forma como o santuário se diz e como lê o mundo

Lisboa, 26 abr 2022 (Ecclesia) – O jornal ‘Voz da Fátima’, uma das formas como o Santuário “se exprime e lê o mundo”, está a comemorar 100 anos de publicação e é o tema central das terceiras jornadas de comunicação que decorrem esta quinta-feira, das 10h00 às 19h00.

“Temos a realidade de Fátima vertida no jornal, mas também temos uma leitura do mundo a partir de Fátima. As páginas do jornal ao longo destes 100 anos mostram que assim foi desde o início, primeiro numa atitude, se calhar, mais defensiva, como toda a imprensa católica no início do século XX, mas hoje numa atitude mais positiva e informativa”, disse a diretora de comunicação do Santuário de Fátima, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Carmo Rodeia explica que o jornal ‘Voz da Fátima’ é o “principal órgão de informação periódica” do santuário mariano, “é um mensário, desde 13 de outubro de 1922”, surgiu “cinco anos depois das aparições”.

No Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2, a entrevistada recorda que o primeiro editorial do jornal ‘Voz da Fátima’ “foi muito curioso” porque explica que surge com uma missão de “apurar toda a verdade sobre o acontecimento de Fátima”, a Igreja Católica “ainda tinha alguma resistência e algumas dúvidas sobre este acontecimento”.

“Haveriam de faltar ainda oito anos para que fossem reconhecidas e dadas como dignas de crédito as afirmações dos videntes”, recorda.

Carmo Rodeia assinala que “as problemáticas transversais ao jornal”, ao longo destes 100 anos da ‘Voz da Fátima’, são temas relacionados com “as aparições, a vida dos pastorinhos, a interpretação da Igreja e dos documentos do magistério ao longo dos tempos”, a construção do santuário, “questões políticas”, e há editoriais “muito fortes após o 25 de abril”, sobre os retornados das ex-colónias, os migrantes.

“Há várias temáticas que são transversais e são muito importantes na forma como Fátima se diz mas também como Fátima lê o mundo em determinados contextos”, desenvolveu.

As terceiras Jornadas de Comunicação do Santuário de Fátima têm como tema ‘O Mundo visto de Fátima’, e vão realizar-se no contexto do centenário do jornal oficial, esta quinta-feira, 28 de abril, entre as 10h00 e as 19h00, em regime presencial, no Centro Pastoral Paulo VI, e online.

“Este é um tema recorrente mas o que pretendemos de facto é por um lado refletir mas por outro lado sublinhar a importância e o papel da Imprensa de Inspiração Cristã na construção das sociedades”, adiantou Carmo Rodeia.

A diretora de comunicação do Santuário de Fátima explica que procuram “juntar pessoas que estudam este jornalismo de proximidade” nas universidades e perceber qual é o contributo que veem na imprensa “na construção das sociedades”.

“E, finalmente, perceber como é que aqueles que lidam todos os dias com a guilhotina das finanças, com a crise do papel, da imprensa escrita, qual é a posição deles na transição com o digital”, acrescentou a entrevistada, lembrando que esse “pode ser o caminho” a adotar mas os seus leitores “muitas vezes não têm acesso às novas tecnologias” e “acabar com o papel significa perder leitores”.

Do programa das III Jornadas de Comunicação do Santuário de Fátima destaca-se intervenção do presidente do Dicastério da Comunicação da Santa Sé, Paolo Rufini, e a a antestreia do documentário ‘Páginas de Fátima’, do jornalista Joaquim Franco (TVI).

PR/CB

 

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