Semana Santa: Igreja: Papa volta a uma prisão para presidir a rito de «lava-pés»

Missa da Ceia do Senhor, de Quinta-feira Santa, leva Francisco a cadeia de Civitavecchia, nos arredores de Roma

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 13 abr 2022 (Ecclesia) – O Papa vai presidir esta quinta-feira à Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, na prisão de Civitavecchia, arredores de Roma, numa visita privada à cadeia.

A informação foi confirmada pelo departamento nacional das Capelanias Prisionais da Itália, que manifestou a sua gratidão a Francisco por “ter escolhido, mais uma vez, uma periferia existencial” para a celebração que inaugura o Tríduo Pascal.

O Papa vai lavar os pés a 12 reclusos, num gesto que acontece pela sexta vez desde o início do seu pontificado, em 2013.

Antes da pandemia, Francisco celebrou sempre o início do Tríduo Pascal fora do Vaticano: cinco vezes em prisões – 2019, 2018, 2017, 2015 e 2013, tendo lavado os pés a pessoas de várias nacionalidades e confissões religiosas; num centro de acolhimento de refugiados, em 2016; e num centro para reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, em 2014.

Em 2021, o Papa celebrou a Missa da Ceia do Senhor com o cardeal Angelo Becciu, seu antigo colaborador, que em 2020 se demitiu da Congregação para a Causa dos Santos e renunciou aos direitos ligados ao cardinalato.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR