D. Ivo Scapolo presidiu à Missa de renovação das promessas sacerdotais, em Ponta Delgada
Ponta Delgada, Açores, 12 abr 2022 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal incentivou os membros do clero das ilhas açorianas de São Miguel e Santa Maria a ser “generosos e misericordiosos”, na Missa da renovação das promessas sacerdotais a que presidiu na igreja matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.
“A santificação de qualquer pessoa depende de nós: Todos nós, pastores da Igreja, havemos de dar contas a Deus se fomos generosos e misericordiosos”, disse D. Ivo Scapolo, esta segunda-feira, citado pelo portal ‘Igreja Açores’.
O representante do Papa em Portugal referiu ao clero de São Miguel e Santa Maria que o verdadeiro sacerdote deve procurar “conquistar o coração de cada pessoa, levando-a a encontrar-se com Deus e com as Suas obras”.
Na homilia da Missa de renovação das promessas sacerdotais, o responsável católico incentivou os sacerdotes a serem “generosos, disponíveis, misericordiosos, humildes” e “simples”, fiéis colaboradores do plano de salvação de Deus para a humanidade.
“Dois mil anos depois, há muitas pessoas no mundo que precisam ser libertadas e salvas”, assinalou.
O núncio apostólico em Portugal indicou que os bispos, os presbíteros e os diáconos são “chamados por Deus a viver uma vida de missão configurados a Jesus”, e devem ter consciência que dentro das suas limitações “e sem méritos especiais” foram escolhidos, consagrados e “enviados para colaborar com generosidade, fidelidade e zelo na difusão do reino de Deus”.
D. Ivo Scapolo desafiou os sacerdotes a fazer, com regularidade, um exame de consciência, referindo que precisam com frequência ver se são “como pede a Igreja”.
“Próximos, atenciosos e generosos, para estarmos atentos às necessidades materiais e espirituais das pessoas e viver uma especial relação com Jesus. Ser generoso é viver com disponibilidade para os outros e colocar generosamente os bens ao serviço do povo”, acrescentou o arcebispo italiano.
O representante diplomático do Papa em Portugal pediu orações pelas vocações e pelos sacerdotes, referindo que todos têm a “responsabilidade de rezar pelos seus pastores, para que estejam sempre à altura da missão que lhes foi confiada”.
“Nesta terra que deu tantos sacerdotes a Portugal e ao mundo, que possa existir uma nova primavera”, desejou D. Ivo Scapolo, que antes da celebração se reuniu com o clero de Santa Maria e São Miguel.
Na Diocese de Angra, por causa da dispersão geográfica do arquipélago dos Açores, a renovação das promessas sacerdotais é celebrada de forma descentralizada, em três centros de culto: Ponta Delgada, Horta e Angra, onde é celebrada a Missa Crismal com a bênção dos santos óleos.
D. Ivo Scapolo está a realizar uma visita aos Açores até ao próximo domingo, dia de Páscoa.
Esta terça-feira, o núncio apostólico está no Faial, onde vai apresentar cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, presidir à Missa de renovação das promessas sacerdotais do clero do Pico, do Faial, das Flores e do Corvo, e inaugurar uma exposição no Museu de Arte Sacra da Horta.
CB/OC
Açores: Núncio Apostólico visita reclusos antes da vigília pascal