Portugal: Cáritas celebra Semana Nacional
D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, elogia trabalho de «amor que transforma»
Lisboa, 12 mar 2022 (Ecclesia) – A Cáritas Portugesa vai celebrar de 13 a 20 de março a sua Semana Nacional 2022, marcada pelo peditório público e a campanha de solidariedade para a Ucrânia.
“A missão da Cáritas – o amor que transforma – é animar a nossa solidariedade com a delicadeza da amabilidade, para podermos viver efetivamente a nossa vida com todos, numa só família humana”, escreveu D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, numa mensagem para esta iniciativa.
Depois dos meses de pandemia, refere o bispo de Santarém, os membros dos grupos de ação sociocaritativa ficaram com um “saber único” que é a “experiência pessoal”.
“A solidariedade na dor, de um grande empenho no reinventar a proximidade e o cuidado com os mais frágeis” foram pilares que ajudaram os mais necessitados, todavia não se pode perder esta sabedoria acumulada, “a pouco e pouco, vamos retomando os gestos mais espontâneos de que quase nos íamos esquecendo”, realça D. José Traquina.
“A vossa experiência corresponde a um saber e ao sabor do Evangelho, luz do mundo e sal da terra, que não se podem perder”, lê-se no documento.
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana apela para que se continue “o percurso vivido abrindo novos horizontes de fraternidade”.
LFS
Cáritas: «Anos muito desafiantes» pedem respostas prontas e com esperança – Rita Valadas