Igreja/Estado: D. José Cordeiro recebeu a chave da cidade de Miranda do Douro

«Um gesto simbólico, carregado de crer transmitir a ideia a D. José Cordeiro que a cidade também é dele» – Helena Barril

Foto Município de Miranda do Douro

Bragança, 07 jan 2022 (Ecclesia) – O bispo D. José Cordeiro recebeu a chave da cidade do município de Miranda do Douro, da presidente da câmara, Helena Barril, numa cerimónia realizada no dia 2 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Foi um gesto simbólico, carregado de crer transmitir a ideia a D. José Cordeiro que a cidade também é dele. Quando quiser vir tem a porta aberta e o facto de lhe entregarmos a chave da cidade foi para o fazer sentir à vontade para voltar”, explicou a autarca mirandesa, lê-se no jornal diocesano ‘Mensageiro de Bragança’.

D. José Cordeiro, que era bispo da Diocese de Bragança-Miranda desde 2011, foi nomeado arcebispo de Braga, no dia 3 de dezembro de 2021, pelo Papa Francisco.

“Foram muitos anos que D. José Cordeiro esteve à frente da diocese e, por este motivo, faz parte de nós. Desejamos-lhe os maiores sucessos para o seu novo desafio, para presidir à arquidiocese de Braga, e que continue com a mesma humildade que lhe é conhecida”, acrescentou Helena Barril.

Foto Município de Miranda do Douro

O administrador da Diocese de Bragança-Miranda e arcebispo nomeado de Braga, que acolheu o gesto do município de Miranda do Douro com gratidão, emoção e surpresa, explicou que a diocese transmontana “iniciou-se em Miranda, há 477 anos, criada a partir da Arquidiocese de Braga, tendo sido reconfigurada em 1881 e em 1922”.

“Damos graças a Deus pela história vivida e pelo testemunho de fé, de cultura e de proximidade de ontem e de hoje que cultiva a coragem e a confiança para o futuro”, acrescentou D. José Cordeiro.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho de Miranda do Douro, onde recebeu a chave da cidade, D. José Cordeiro assinalou que simbolicamente a “cátedra” do bispo de Bragança-Miranda está em dois lugares, em Bragança (Catedral) e em Miranda (Concatedral), divulgou esta quinta-feira o jornal diocesano ‘Mensageiro de Bragança’.

O novo arcebispo de Braga vai iniciar o seu ministério a 13 de fevereiro de 2022, pelas 16h00, numa celebração marcada para a Catedral local

D. José Cordeiro tem 54 anos de idade, nasceu a 29 de maio de 1967 em Angola, Vila Nova de Seles, Luanda, tendo vindo para Portugal em 1975 com a família.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR