Igreja/Sociedade: «Missão Maia 2022» vai ser um tempo de animação missionária na Diocese do Porto

«A partir da Maia, será mais viva e intensa a chama da fé na diocese» – D. Manuel Linda

Foto: Comité Missão Maia 2022

Maia, 13 dez 2021 (Ecclesia) – A Vigararia da Maia, na Diocese do Porto, vai realizar na ‘Missão Maia 2022’ um tempo de animação missionária, que une Igreja Católica e sociedade, nos meses de março e abril do próximo ano.

“A partir da Maia, será mais viva e intensa a chama da fé na diocese”, disse o bispo do Porto, na apresentação realizada este sábado, dia 11 de dezembro, citado pelo jornal ‘Voz Portucalense’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o comité da ‘Missão Maia22’ informa que D. Manuel Linda destacou o empenho missionário da Igreja do Porto, diocese de onde partiram e partem muitos missionários que levam Jesus aos quatro cantos do mundo.

“O anúncio de Cristo Salvador se dá também através do serviço de ajuda e solidariedade”, assinalou o bispo diocesano, lembrando ações de cooperação com Igrejas jovens em África, em Timor, na América Latina e projetos de voluntariado realizados pelos jovens.

Na conferência de imprensa, a vice-presidente do Município da Maia destacou a importância do trabalho em rede realizado pela Igreja e a sociedade civil e os bons frutos dessa cooperação.

“É com grande felicidade que estou aqui convosco, faço parte deste repto, este é o nosso caminho”, realçou Emília Santos, no auditório da igreja de Nossa Senhora da Maia.

Também participaram a irmã Isabel Sousa, missionária da Boa Nova, o padre Domingos Areais, assessor vicarial das missões, que apresentou os passos da caminhada da ‘Missão Maia’, que já começou com a receção da oração que as comunidades rezam nas Eucaristias Dominicais, Pedro Salbani, animador missionário paroquial e membro da comissão organizadora, que explicou o logótipo desta iniciativa que convida a porem-se a caminho, e o vigário paroquial Augusto Silva.

‘Vem daí’ é o título do hino da ‘Missão Maia 2022’, que foi apresentado este sábado pelo grupo ‘Catcorum’, da Paróquia de Vermoim.

Segundo o comunicado, do programa desta iniciativa missionária constam mesas redondas, conferências, exposições, atividades para a juventude e, na Quaresma 2022, um tempo de animação missionária em cada paróquia; E vai ser realizada em parceria com o Secretariado Diocesano das Missões do Porto e com os ANIMAG – Animadores Missionários dos Institutos Ad Gentes em Portugal.

O jornal diocesano adianta que no dia 19 de janeiro de 2022 vão realizar uma ‘Tertúlia Missionária’ com o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, e a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Conferência Episcopal Portuguesa, Isabel Figueiredo; e a Eucaristia de encerramento da ‘Missão Maia 2022’ está marcada para 24 de abril.

Neste tempo do Advento, de preparação para o Natal, cada paróquia desta vigararia da Diocese do Porto está a ser convidada a anunciar a ‘Missão Maia’ através de uma “chama missionária”.

CB/PR

Partilhar:
Missao-Maia-CI0026
Missao-Maia-CI0026
Missao-Maia-2022
Missao-Maia-2022