Timor: D. Basílio do Nascimento é recordado numa celebração em Évora

Foto: Lusa

Évora, 15 nov 2021 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside hoje a uma Eucaristia por D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau (Timor), às 12h00, na Sé daquela cidade.

A Eucaristia, que será concelebrada pelos bispos de Beja, D. João Marcos, e do Algarve, D. Manuel Quintas, é transmitida em direto pelos canais digitais da Arquidiocese (Facebook e site www.dioceseevora.pt), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para a celebração eucarística, que se integra nas comemorações do Dia do Instituto Superior de Teologia de Évora, estão “convidados todos os presbíteros, religiosos, a comunidade timorense a residir em Portugal e, particularmente em Évora, assim como todos os queiram recordar o antigo Bispo de Baucau que faleceu a 30 de outubro”.

D. Basílio do Nascimento teve sempre uma “forte ligação” à Arquidiocese de Évora, pois estudou no Seminário Maior de Évora e foi ordenado sacerdote em 1977, naquela cidade.

D. José Ornelas, no discurso de abertura da 201ª Assembleia Plenária da CEP, evocou, D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau (Timor-Leste).

“Recordamos com saudade a sua presença entre nós, em particular na Arquidiocese de Évora, como sacerdote e, de modo especial, a fecunda e corajosa ação pastoral na sua Diocese e de clarividente atividade na jovem nação timorense”, realçou D. José Ornelas.

LFS

 

Óbito: Conferência Episcopal Portuguesa manifesta «profunda consternação» pelo falecimento de D. Basílio do Nascimento

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top