Arcebispo emérito de Caracas tinha 79 anos de idade
Caracas, 24 set 2021 (Ecclesia) – O cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo emérito de Caracas, faleceu esta quinta-feira aos 79 anos de idade, vítima de Covid-19, anunciou a arquidiocese venezuelana.
O responsável católico encontrava-se internado numa unidade de cuidados intensivos.
O cardeal Baltazar Porras, administrador apostólico de Caracas, decretou nove dias de luto em todo o território da arquidiocese.
Em comunicado, o cardeal evocou a vida de D. Jorge Urosa Savino como alguém que “serviu com abnegação e fervoroso zelo apostólico a Igreja e a pátria”.
“Assumiu a cruz com grande mansidão e exemplar integridade cristã até o momento da sua morte”, acrescentou.
A Conferência Episcopal Venezuelana manifestou também a sua “dor e esperança cristã” após a morte do cardeal Urosa Savino.
Jorge Liberato Urosa Savino nasceu na capital venezuelana a 28 de agosto de 1942; ordenado padre em 1967, foi nomeado bispo por São João Paulo II em 1982, como auxiliar de Caracas, assumindo a missão de arcebispo de Valência em 1990 e de arcebispo de Caracas em 2005.
O Papa emérito Bento XVI criou-o cardeal a 24 de março de 2006, no primeiro consistório de seu pontificado; a 9 de julho de 2018, o Papa Francisco aceitou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Caracas.
Com este falecimento, o Colégio Cardinalício passa a ser composto por 218 cardeais, dos quais 121 são eleitores e 97 não eleitores (com mais de 80 anos de idade).
OC