Autárquicas 2021: Comissão Nacional Justiça e Paz pede «voto informado e consciente»

Organismo católico apela à participação dos eleitores nas próximas eleições

Foto: Lusa

Lisboa, 20 set 2021 (Ecclesia) – A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica em Portugal, apelou à participação dos eleitores nas autárquicas do próximo domingo, com “voto informado e consciente”.

“Em vésperas de eleições para as autarquias locais, a Comissão Nacional Justiça e Paz vem apelar à participação consciente de todos os cidadãos nessas eleições”, refere o texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA

A nota, sobre a “Cidadania Ativa”, cita o Papa para pedir que a política seja valorizada como “uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”.

“É verdade que o exercício da atividade política muitas vezes se distancia deste modelo de serviço ao bem comum para que apontam o Papa Francisco e os Papas seus antecessores, e que isso contribui para o desinteresse e o ceticismo em relação à política da parte de muitas pessoas”, admite o organismo de leigos católicos, ligado à Conferência Episcopal Portuguesa.

A CNJP considera que a omissão de participação, a qualquer nível, é “uma demissão do exercício da cidadania” e não ajuda a “alterar esse estado de coisas”.

É sempre possível fazer algo para o alterar, para além da crítica inconsequente. O voto informado e consciente é o primeiro passo nesse sentido. A ele se devem seguir outros, de responsabilização dos eleitos e sempre numa linha de exercício de uma cidadania ativa”.

O organismo católico destaca a proximidade do poder local com as populações e os seus problemas concretos.

“Verificamos isso mesmo na experiência recente da pandemia, em que o cuidado e a proximidade se revelaram essenciais para atenuar o sofrimento de muitos e em que as autarquias locais foram instrumento fundamental na concretização do programa nacional de vacinação”, pode ler-se.

A nota destaca a “particular relevância” das eleições para as autarquias locais, nas quais “mais direta e facilmente pode ser exercida a cidadania ativa: através de iniciativas, propostas e críticas construtivas, sempre em prol do bem comum”.

“Apelamos, assim, ao voto consciente e ao exercício da cidadania ativa”, conclui a CNJP.

Na última terça-feira, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa tinha deixado uma mensagem dos bispos católicos, a respeito das eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro.

“Apelamos a que haja uma participação livre, consciente e responsável neste processo democrático, com o voto, que é direito e dever de cada cidadão”, disse o padre Manuel Barbosa, em conferência de imprensa, após uma reunião do Conselho Permanente do organismo episcopal, em Fátima.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR