Iniciativa na Diocese de Bragança-Miranda
Bragança, 04 jun 2021 (Ecclesia) – A Unidade Pastoral de Ansiães, Diocese de Bragança-Miranda, decidiu reforçar o acompanhamento da terceira idade, no concelho de Carrazeda de Ansiães, com o projeto ‘TUC TUC Social’.
A iniciativa do Centro Social Paroquial de Pombal (CSPP) começou hoje e decorre de uma candidatura apresentada ao programa “+COE3SO Emprego”.
O padre Bruno Dias, presidente do CSPP, refere, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que o projeto “pretende ser uma resposta diferenciadora, num território com uma população muito envelhecida e com ausência de retaguarda familiar próxima”.
O projeto vai permitir o transporte não urgente e organizado de idosos para estabelecimentos públicos e outros, nomeadamente serviços de saúde, repartições públicas, supermercados, entre outros, “a um custo reduzido”, informa o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.
O presidente do CSPP sublinha que concelho de Carrazeda de Ansiães existe “um número considerável de pessoas com vários tipos de limitações”, o que torna esta população “vulnerável ao exercício da cidadania”.
O ‘TUC TUC Social’ surge como uma “resposta de proximidade, direcionada para um público que carece de acompanhamento a vários serviços, não só através do transporte, mas essencialmente no acompanhamento personalizado”.
Na cerimónia de inauguração, hoje, em Pombal, estiveram presentes o bispo da diocese, D. José Cordeiro, que presidiu à bênção do veículo; o presidente da autarquia local, João Gonçalves; e o diretor do Centro Distrital de Segurança Social, Orlando Vaqueiro.
O projeto cria ainda dois postos de trabalho.
OC