UE/Presidência: «Não são ‘eles’, que nos dão coisas, a União Europeia é algo de que fazemos parte» – padre Hermínio Rico (c/vídeo)

Sacerdote jesuíta, a residir em Bruxelas, convida a redescobrir «sonhos e ideais» que levaram ao projeto comunitário

Bruxelas, 04 jan 2021 (Ecclesia) – O padre Hermínio Rico, jesuíta que reside em Bruxelas, disse hoje à Agência ECCLESIA que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia pode ajudar a mudar perspetivas e a recuperar os “sonhos” do projeto comunitário.

“Pode ser uma boa oportunidade para nós, portugueses, evoluirmos um bocadinho na forma como olhamos para a União Europeia. Não são ‘eles’, que nos dão coisas, a União Europeia é algo de que fazemos parte”, sustentou o religioso, sócio do presidente da Conferência Europeia de Provinciais da Companhia de Jesus, com sede na capital belga.

O entrevistado fala de um ano especial, face ao contexto da pandemia, com consequências na saúde e na vida social, e da saída do Reino Unido da União Europeia.

Questionado sobre o lema da presidência portuguesa, “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, o religioso declarou que “o importante é promover é uma Europa, toda ela, que flua dos valores que levaram à constituição da Comunidade Europeia, primeiro, e depois da União Europeia”.

Em causa estão os valores de paz, após guerras “fratricidas”, e a possibilidade “de união e progresso em comum”, que se alargou ao Leste, após a queda do Muro de Berlim, além do modelo económico europeu, procurando “continuar a equilibrar o aspeto da justiça social com o desenvolvimento”.

Quanto à consciência ecológica, esta tornou-se “uma urgência”, com a ajuda do Papa Francisco e a sua encíclica ‘Laudato Si’ (2015).

O padre Hermínio Rico convida a fazer reviver o “espírito inicial da União Europeia”, os seus “ideais e sonhos”, como recordava a  mensagem que o Papa assinou no 50.º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a União Europeia: “Uma Europa solidária, uma Europa acolhedora, uma Europa que promova a dignidade de todas as pessoas”.

Os cidadãos são chamados a reconhecer um fundo comum e de capacidade de diálogo, sem que ninguém tenha de prescindir “daquilo que é”.

“A Europa constrói-se, sobretudo, através do encontro entre europeus”, assinala o antigo diretor da revista ‘Brotéria – Cristianismo e Cultura’, para quem esta consciência é particularmente viva nas novas gerações.

Esta terça-feira, dia 5 de janeiro, pelas 15h30, o primeiro-ministro português, António Costa recebe, no Centro Cultural de Belém, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, naquele que é o primeiro encontro oficial da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Às 18h30, terá lugar, no Grande Auditório do CCB, o espetáculo inaugural da presidência portuguesa.

HM/OC

2021: «A bazuca europeia deve chegar realmente às pessoas» – D. José Ornelas (c/vídeo)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top