Fátima: Santuário «ajusta horário das celebrações» de ano novo

Fátima, 30 dez 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima ajustou “o horário das celebrações de ano novo”, “respeitando as restrições decretadas pelo Governo para os próximos dias por causa da pandemia, e vai transmitir “a maioria das celebrações pelos meios digitais”.

O santuário mariano informou hoje que a Missa de ação de graças pelo ano 2022, com o canto do hino “Te Deum”, começa às 18h30, desta quinta-feira, dia 31 de dezembro, na Basílica da Santíssima Trindade.

No dia seguinte, 1 de janeiro de 2021, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, a Eucaristia começa pelas 11h00, também na Basílica da Santíssima Trindade, conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e vai ser transmitida online.

No primeiro sábado do novo mês, o Santuário de Fátima informa que se “mantém o programa habitual” mas “sem a presença de peregrinos e com a transmissão nos meios de comunicação social e digital da hora de reparação, às 14h00, seguida da catequese com Exposição do Santíssimo Sacramento, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Ainda no dia 2 de janeiro, estão previstas três Eucaristias – 07h30, 09h00 – na Basílica da Santíssima Trindade, e às 11h00 que é transmitida online.

No seu sítio online, o Santuário de Fátima informa também o horário das Missas dominicais, de 3 de janeiro, que a bênção dos veículos está “suspensa, neste fim de semana”, e nestes primeiros dias de 2021 “mantém-se a oração do terço, na Capelinha das Aparições”, às 18h30 e 21h30, sem a participação de peregrinos, e com transmissão pelos meios de comunicação social e digital.

“A impossibilidade de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório decretados, ao abrigo do Decreto do Estado de Emergência em vigor, limita a presença de peregrinos de outros concelhos para além do de Ourém”, observa, recordando que “adotou um conjunto de regras de segurança”, por exemplo, o “uso obrigatório de máscara nos espaços fechados e durante as celebrações na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições”.

O Santuário de Fátima lembra ainda que “o ofertório deste tempo festivo” destina-se à Diocese moçambicana de Pemba e para os deslocados de Cabo Delgado, “onde existe uma grave crise humanitária”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR