Bagdade, 23 dez 2020 (Ecclesia) – O Parlamento do Iraque decidiu “por unanimidade” que o Natal vai ser uma festividade nacional a partir deste ano, a poucos meses da viagem do Papa ao país.
“A festa de Natal chega ao Iraque, oficialmente e para sempre, após a votação unânime do Parlamento que implementou uma proposta já formulada nos últimos meses, divulgada durante um encontro entre o presidente iraquiano Barham Salih e o patriarca caldeu, cardeal Louis Raphael Sako, que expressou sua alegria e gratidão por uma decisão tão esperada”, lê-se no site ‘Vatican News’.
O cardeal Louis Raphael Sako divulgou uma mensagem na qual agradeceu ao presidente iraquiano, Barham Salih, ao presidente do Parlamento, Muhammad al Halbousi e a todos os parlamentares “pelo voto favorável”, invocando a bênção e a recompensa de Deus.
As autoridades políticas iraquianas já haviam assinalado para o reconhecimento da festa de Natal em 2008, mas não em todo o território nacional.
A notícia assume um “significado especial”, devido à viagem apostólica, anunciada ainda este mês, que o Papa Francisco fará ao Iraque de 5 a 8 de março de 2021.
LFS/OC