Organismo da Santa Sé é presidido pelo cardeal Luis Antonio Tagle
Cidade do Vaticano, 17 nov 2020 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça foi hoje nomeado pelo Papa como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, organismo da Cúria Romana que acompanha a vida das comunidades católicas nos chamados países de missão.
A congregação é presidida pelo cardeal filipino D. Luis Antonio Tagle desde 2019.
D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano, é também membro do Conselho Pontifício da Cultura; foi criado cardeal pelo Papa Francisco em outubro de 2019.
De acordo com a atual constituição da Cúria Romana, a Congregação para a Evangelização dos Povos tem como competência “dirigir e coordenar no mundo inteiro a obra mesma da evangelização dos povos e a cooperação missionária”; administra o seu património e os outros bens destinados às missões, mediante um departamento especial.
Biblista, investigador, poeta e ensaísta, D. José Tolentino Mendonça e é o sexto prelado português a integrar o Colégio Cardinalício no século XXI, o terceiro no atual pontificado.
Numa conferência online, pelo encerramento do Outubro Missionário, em Portugal, o cardeal madeirense afirmou que a pandemia é “terra de missão” e que este tempo não pode ser abandonado.
“Não podemos abandonar a pandemia mas devemos tornar a pandemia terra de missão. O aqui e o agora são sempre os lugares onde Deus fala”, disse o arquivista e bibliotecário do Vaticano, na conferencia promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes, no âmbito de um ciclo intitulado ‘A falta que um rosto faz…’.
LS/OC