Leiria: Cardeal Tolentino Mendonça defende cidades mais humanas, cultural e ecologicamente «sustentáveis»

Bibliotecário e arquivista do Vaticano falou em Leiria, durante congresso internacional

Leiria, 23 out 2020 (Ecclesia) – O cardeal Tolentino Mendonça defendeu hoje em Leiria que as cidades contemporâneas e do futuro devem ser mais humanas, cultural e ecologicamente “sustentáveis”.

“As cidades não se compreendem sem a pessoa humana, que é o seu centro e a sua razão de ser”, disse o bibliotecário e arquivista do Vaticano, numa intervenção que decorreu no Teatro José Lúcio da Silva), durante no congresso internacional ‘O Futuro da Nossa Cidade’.

O cardeal português afirmou que “caminhar ao encontro das cidades futuras será sempre caminhar ao encontro das pessoas, tendo em conta as pessoas”.

Numa intervenção sobre o tema ‘Ao encontro das cidades futuras’, o colaborador do Papa pediu que estes espaços sejam vistos como “redes de relações”, políticas, económicas, espirituais, num determinado território.

“Não se compreende a cidade sem atender às conceções de vida e de mundo que ela plasma”, precisou.

Falando da cidade como “laboratório cultural” e “ponto de encontro”, D. José Tolentino apelou à redescoberta do “bem comum” e do papel central da “comunidade presencial”, porque “as cidades são projetos fundamentalmente comunitários”, de hospitalidade e integração.

O discurso apelou à “sustentabilidade cultural” e “ecológica”, destacando que “sem uma perceção cultural profunda, as cidades não avançam nem se reinventam”.

Ao longo de dois dias (23 e 24 de outubro), o congresso presidido por Luís Filipe Castro Mendes vai debater a “importância da cultura, como elemento de coesão territorial fundamental para o futuro das cidades”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O congresso que nasceu no Conselho Estratégico da Rede Cultura 2027, com direção de João Serra, conta, ainda, com mais de duas dezenas de roteiros (experiências) imersivos e concertos.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top