Voluntários missionários preparados para partir

Centenas de voluntários portugueses estão preparados para partir em missão, este Verão, principalmente rumo a países lusófonos, nos quais desenvolverão projectos ligados, sobretudo, à saúde, educação e evangelização. Os dados relativos a estes missionários serão divulgados pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC) a 30 de Junho.

Aqueles que se aprestam para rumar a Angola, Guiné-Bissau e Moçambique estiveram reunidos no passado sábado, em Fátima, para o culminar do programa de cinco sessões da formação destinada a candidatos a voluntários missionários.

Cátia Vieira, da FEC, explica à Agência ECCLESIA que é fundamental, para estes voluntários, “conhecer o país” em que irão trabalhar, desde os aspectos mais comuns do quotidiano, como a moeda, a dados culturais e à especificidade da presença da Igreja. “É preciso saber que, em Moçambique e também em Angola, o trabalho tem de passar pelos animadores da comunidade, pelos anciãos”, aponta como exemplo.

Neste, como em todos os encontros anteriores, houve espaço para “ouvir quem lá esteve”, procurando perceber, a partir desses testemunhos, que situações esperam os voluntários missionários. No final deste ciclo formativo, Cátia Vieira manifesta a sua satisfação pelo crescimento da consciência do lugar deste “trabalho conjunto” para preparar cada grupo.

Neste ano, a experiência do livro “Kontáki” permitiu, por outro lado, reforçar os laços entre os vários grupos, mostrando o potencial que estes laços têm para cada entidade. Entre 1986 e 2004, as entidades de voluntariado missionário cresceram, ultrapassando as quatro dezenas.

No total, já partiram em missão mais de dois mil voluntários portugueses, tanto por períodos de tempo mais limitados (no Verão) como em projectos de mais longa duração.

No ano passado, três centenas de voluntários de Portugal participaram em missões de voluntariado. O Voluntário ou Leigo Missionário disponibiliza-se para, de forma gratuita e em representação de uma entidade do movimento, apoiar os outros fora do seu país de origem através de trabalho comunitário, espiritual e em grupo.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top