Institutos Religiosos tentam atrair novas vocações

Jazz e aposta no Marketing mostram nova face da pastoral vocacional Os animadores da pastoral vocacional dos Institutos Religiosos e dos Institutos Seculares do nosso país vão estar reunidos em Fátima, a partir de amanhã, para debater os melhores caminhos para atrair novas vocações. Dando continuidade a um trabalho iniciado há vários meses, estes responsáveis procuram incluir conceitos do Marketing na sua abordagem aos jovens dos nossos dias, de forma a conhecer melhor os destinatários da pastoral vocacional. Isso mesmo foi debatido pela Confederação dos Institutos Religiosos Portugueses (CIRP), na semana passada. Como disse na altura à Agência ECCLESIA o Pe. Manuel Barbosa, presidente deste organismo, o recurso a técnicas de marketing para a abordagem da temática vocacional já começa a ser feito, através de passos concretos. Entre esses passos, que vão ser visíveis no próximo encontro de animadores vocacionais, está, por exemplo, o folheto de inscrição para esta reunião, elaborado profissionalmente com a ajuda do director criativo Pedro Oliveira. A agenda deste fim-de-semana, em Fátima, estará, aliás, recheada de questões de Marketing. Carlos Liz, especialista na área e director-geral da APEME (uma empresa de estudos de mercado), explicou à Agência ECCLESIA que “pode ser útil deixar a maneira habitual de dizer”. Apresentado será ainda o logotipo da Comissão da Pastoral Vocacional da CNIRP/FNIS para procurar “quebrar uma lógica insuficiente para uma comunicação eficaz”. Vão ser ainda lançadas as “fichas de Marketing”, um coleccionável com conceitos aplicados à Vida Consagrada. A comissão da pastoral vocacional decidiu ainda promover um café-concerto, durante o encontro, com a presença da escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. “É preciso abrir as janelas para o mundo”, explica Carlos Liz. Estatísticas Segundo o Anuário Católico de Portugal de 2006, há mais de sete mil e quinhentos religiosos e religiosas portugueses. Os 39 institutos de vida consagrada masculinos contam, no nosso país, com um total de 1.310 membros e os 103 institutos femininos com 5.431 religiosas. Agregados a estes institutos, residem no estrangeiro 60 homens consagrados e 77 irmãs, e encontram- se nas missões “ad gentes” 312 religiosos e 397 religiosas. Os institutos masculinos possuem, nas respectivas etapas de formação, 50 postulantes, 32 noviços e 131 professos. Por sua vez, as congregações femininas instaladas em Portugal, espalhadas por 709 comunidades, contam nas suas fileiras com 160 juniores, 42 noviças e 33 postulantes. O nosso país conta, por outro lado, com 17 institutos seculares. Sem descurarem a sua actividade profissional ou vivência familiar, estas pessoas vivem a sua consagração em confronto permanente com a rotina e realidade concretas. Os institutos seculares foram aprovados pelo Papa Pio XII, em 1947, tratando-se, assim, duma forma de vida consagrada relativamente recente, flexível e adaptada às necessidades da dinâmica sócio-cultural actual.

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Agência ECCLESIA

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