José Manuel Pimenta diz que algumas iniciativas vão ter «outra configuração», por causa da pandemia
Lisboa, 16 jun 2020 (Ecclesia) – O Departamento de Turismo do Patriarcado de Lisboa vai apostar mais nas atividades ao livre, depois de ter adiado, remarcado e reconfigurado várias iniciativas por causa da pandemia de Covid-19.
“Vamos manter a Rota de Santo António, que se iniciava na igreja de Santo António e percorria a Sé, São João da Praça, São Vicente de Fora e a ermida de Santo António, no Vale de Santo António”, disse à Agência ECCLESIA José Manuel Pimenta, coordenador do organismo diocesano.
Este passeio pedestre vai ficar à porta das igrejas e tem participação limitada a oito pessoas, com “toda a informação religiosa, histórica, artística do espaço”, convidando os participantes a “fazer a sua visita individual”.
“Vamos continuar a realizar algumas das atividades que tínhamos programadas, mas com outra configuração, seguindo os procedimentos a que esta pandemia nos obrigou”, assinala.
Com a proximidade dos meses tradicionais das férias de verão, José Manuel Pimenta adianta que estão “programadas um conjunto de exposições temporárias” com o Museu de Lisboa – Santo António, com procedimentos “novos” para as inaugurações.
Neste contexto, adianta que as exposições podem ser visitadas “seguindo os condicionamentos de saúde”, mas “não há a tradicional inauguração”.
José Manuel Pimenta assegura que “os museus estão preparados para que as pessoas possam entrar com segurança” e destaca que o Mosteiro de São Vicente de Fora vai recomeçar “o peddypapper para famílias” – “cinco pessoas no máximo” -, no último sábado de junho, dia 27, com a ajuda do serviço educativo do museu do Patriarcado de Lisboa “durante o dia todo”.
O entrevistado explica que, por cauda da pandemia de Covid 2019, as iniciativas associadas aos 800 anos da vocação franciscana de Santo António vão ser prolongadas até 2021 e a iniciativa ‘Open Conventos 2020’ foi adiada para o próximo ano.
No programa ECCLESIA, transmitido hoje (15h00) na RTP 2, José Manuel Pimenta adiantou que “todas as propostas” do Departamento de Turismo do Patriarcado de Lisboa podem ser consultadas no sítio online ‘Quovadis’, na seção eventos.
HM/CB/OC