Turismo Religioso: Organização faz «balanço muito positivo» dos workshops internacionais

Purificação Reis destacou «elevada participação», na oitava edição do evento

Ourém, 09 mar 2020 (Ecclesia) – A Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO) fez um “balanço muito positivo” dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR/IWRT) 2020, que se realizaram no santuário mariano da Cova da Iria e na Guarda.

“É importante referir que a edição deste ano volta a confirmar este evento como um dos mais importantes a nível internacional para a promoção do turismo religioso e de peregrinação em Portugal”, afirmou a presidente da direção da ACISO

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, Purificação Reis destacou a “ocasião especial para o estabelecimento de bolsas de contactos de negócio entre os participantes”, e a “elevada participação” nos WITR/IWRT 2020, que promoveram entre os dias 5 e 7, em Fátima e na Guarda.

“Foi muito bom ouvir, na sessão inaugural, a senhora secretária de Estado do Turismo, a engenheira Rita Marques, reafirmar o empenho e a intenção das entidades oficiais na valorização do Turismo Religioso em Portugal”, realçou.

Os dois primeiros dias dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso tiveram lugar no Santuário de Fátima, com a sessão oficial de abertura, a conferência inaugural e reuniões comerciais e de negócios, “mais de 5.000 reuniões B2B”, e depois continuou na Guarda onde “alguns dos participantes também trabalham o turismo judaico”.

Segundo o programa, desde domingo até esta terça-feira, estão a realizar-se “pós-tours nas zonas Centro e Norte de Portugal”.

O comunicado contabiliza que participaram delegações de 47 países, “apenas quatro ficaram sem representação” – Costa do Marfim, Croácia, Nova Zelândia e Uruguai – “apesar de algumas desistências, de 35 hosted buyers e de 22 suppliers, justificadas com os receios relacionados com o surto de coronavírus / Covid 19”.

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar pela primeira vez em Portugal, no verão de 2022, também foi apresentada nos WITR/IWRT pelo coordenador-geral para o setor logístico-operativo, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa.

O Workshop Internacional de Turismo Religioso é uma iniciativa da Associação Empresarial de Ourém-Fátima, desde 2012, com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, como os municípios de Ourém e da Guarda, do Santuário de Fátima, o Turismo de Portugal e o Turismo do Centro.

CB

JMJ 2022: Entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude adiada para 22 de novembro (c/vídeo)

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top