Viseu: Jornal da Beira inicia celebração do centenário entre a memória e o digital

Bispo diocesano saúda «baluarte» da região

Viseu, 10 jan 2020 (Ecclesia) – O Jornal da Beira, semanário da Diocese de Viseu, iniciou esta quinta-feira as comemorações do seu centenário, com um conjunto de iniciativas que se estendem até janeiro de 2021.

D. António Luciano, bispo de Viseu, quis saudar, numa mensagem divulgada online, os responsáveis pelo semanário, elogiando o serviço que a publicação “tem prestado à diocese, à cidade, à região”, através do seu trabalho.

O responsável católico admitiu que a imprensa escrita vive “tempos de dificuldade”, considerando “quase um milagre” o percurso de um século desde jornal “eclesial e regionalista”, antes de desejar que o centenário seja vivido “com muita alegria, com muita paz e com muita esperança”.

“Que ele continue a ser um baluarte, um defensor dos valores humanos, cívicos, morais e cristãos. Parabéns, Jornal da Beira”, concluiu.

Entre as iniciativas de comemoração está a digitalização de todas as edições destes 100 anos do semanário, além do lançamento do novo site, www.jornaldabeira.net

Durante a sessão pública comemorativa na Casa Episcopal, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou que vai entregar, a 21 de setembro, a Medalha de Ouro da cidade ao jornal, galardão que tinha já sido atribuído pelo executivo na passagem dos seus 75 anos, mas nunca entregue.

Esta quinta-feira foi inaugurado o ‘Espaço Memória’, com curadoria da responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, “composto por objetos, exemplares e memórias de outros tempos dos jornais, assim como, da livraria, e da fábrica das hóstias”, informa o Jornal da Beira.

O espaço está disponível para visitar de segunda-a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, 14h30 e as 19h00; e aos sábados entre as 09h00 e as 13h00.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top