D. Manuel Clemente apontou ameaças à vida e problemas sociais como situações que merecem «olhar atento» de todos
18 abr 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa alertou hoje para a necessidade de uma “resposta capaz” da Igreja e da sociedade para “dramas e tragédias ineludíveis” que se multiplicam.
D. Manuel Clemente falava na homilia da Missa Crismal, que marca o início da Quinta-feira Santa, e desafiou os sacerdotes que se reuniram na Sé de Lisboa a imitar o “olhar atento” de Jesus, com gestos de “proximidade e acompanhamento concreto” de pessoas e situações.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa falou na necessidade de “redimir a própria vida, da conceção à morte natural de cada ser humano, ameaçada por muitas ações e omissões”.
A intervenção aludiu ainda às “vítimas de inadmissíveis violências, menores ou frágeis, mulheres ou idosos”.
D. Manuel Clemente falou de vários problemas sociais, com a falta da emprego e habitação, o drama dos migrantes, os reclusos e ex-reclusos por integrar, as pessoas sós e doentes ou as vítimas de tráficos.
O cardeal-patriarca de Lisboa quis “saudar e agradecer, muito reconhecidamente” a todos os que “se entregam à resolução destes problemas”, pedindo que haja espaço para eles “nas notícias que se difundem”
Partilhar a Palavra e celebrar juntos a Eucaristia torna-nos mais irmãos e vai-nos transformando, pouco a pouco, em comunidade santa e missionária”.
O responsável falou da Missa Crismal como um “momento feliz” para a Igreja e para o mundo que serve.
“Reencontramo-nos, assim, ganhando ânimo para correspondermos cada vez mais e melhor ao que Deus nos pede e ao que o mundo precisa”, precisou.
A homilia encerrou-se com um agradecimento aos sacerdotes, por uma vida entregue pelo “bem” das pessoas.
No final da Missa, D. Manuel Clemente deixou votos de que esta celebração seja para todos um “momento fortíssimo de redenção”, antes de evocar as vítimas do acidente rodoviário que aconteceu esta quarta-feira, na Madeira.
Nesta manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.
OC
https://www.facebook.com/patriarcadolisboa/videos/2101460386818879/