Em Braga, no próximo mês de Outubro “Encontrarei o Teu Olhar” é o tema VII Fórum Ecuménico Jovem (FEJ que vai juntar cerca de três centenas de jovens das Igrejas Católica, Presbiteriana, Metodista e Lusitana. Uma iniciativa a realizar em Braga, Seminário Menor, no próximo mês de Outubro.
O Pe. Tony Neves, Missionário Espiritano, sublinha que o FEJ de Braga vai procurar valorizar a dimensão celebrativa, daí que o encontro comece pelas 11h00 com uma celebração ecuménica. Além desta componente, o fórum terá uma dimensão mais reflexiva e de partilha, estando prevista na parte da tarde a realização de vários workshops. Para a noite está reservado um mini-concerto baseado no CD ecuménico gravado há dois anos com canções cantadas por um grupo de jovens das Igrejas Católica, Presbiteriana, Metodista e Lusitana.
Este CD serviu para ajudar um centro de apoio a crianças carenciadas da região do Porto, dirigido pelos metodistas. Os Fóruns Ecuménicos nasceram depois da participação na Assembleia Ecuménica Europeia que se realizou em 1997, na Áustria. Nessa assembleia esteve D. Jorge Ortiga, na altura Bispo Auxiliar de Braga, e também cerca de 40 pessoas das quatro igrejas do Conselho Português das Igrejas Cristãs, que inclui a Presbiteriana, a Metodista, a Lusitana e a Romana. O primeiro Fórum Ecuménico Jovem realizou-se em 1998, em Leiria.
Mas o trabalho deste grupo não se ficou pela organização dos fóruns. “Temos tentado espalhar o ideal ecuménico noutras frentes, particularmente na Semana de Unidade dos Cristãos e há já várias dioceses que entre 18 e 25 de Janeiro realizam iniciativas ecuménicas para os jovens” – explica o Pe. Tony Neves
