Roma, 03 set 2018 (Ecclesia) – A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos elegeu hoje frei Roberto Genuin, da Província italiana de Veneza, como novo ministro-geral, na reunião magna que decorre em Roma.
A Província Portuguesa dos Capuchinhos informa que frei Roberto Genuin foi eleito no primeiro escrutínio, com 101 votos, pelos 188 frades capitulares de todo o mundo, que estão reunidos no Colégio Internacional São Lourenço de Brindes.
Entre os frades eleitores que representam “mais de dez mil irmãos espalhados pelos cinco continentes”, estão os portugueses frei Fernando Alberto Cabecinhas e frei José Leitão.
Aos 50 anos, o novo ministro-geral, que sucede ao suíço frei Mauro Jöhri (2006-2018), vai dirigir a ordem dos Franciscanos Capuchinhos nos próximos seis anos.
Frei Roberto Genuin já foi ministro provincial, durante nove anos, e formou-se na Universidade Pontifícia Lateranense.
‘Aprendei de mim… e encontrareis’ é o tema do 85.º Capítulo Geral dos Frades Menores Capuchinhos, que começou a 27 de agosto, e que pode ser acompanhado online até 16 de setembro.
O programa prevê que os irmãos capitulares peregrinem a Assis, a 8 de setembro, e que sejam recebidos pelo Papa Francisco em audiência no Vaticano, no próximo dia 14.
CB