D. Amândio Tomás deu o mote este ano pedindo aos mais novos para que «não tenham medo de abrir as portas a Cristo»
Vila Real, 30 abr 2018 (Ecclesia) – A edição 2019 da jornada da juventude da Diocese de Vila Real vai decorrer na capital de distrito daquela região nortenha, e desafiar os mais novos a refletir sobre questões como a santidade e a vocação.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa terá como tema ‘Faça-se em mim segundo a tua vontade’ e “vai contemplar de modo especial a padroeira da diocese – a Imaculada Conceição – e o Seminário diocesano”.
Recorde-se que a jornada diocesana deste ano decorreu no dia 25 de abril em Mondim de Basto, com a participação de cerca de duas centenas de jovens.
O evento foi centrado nas figuras de Maria e de São João Paulo II, consideradas como “dois modelos de resposta ao chamamento divino”, para as novas gerações.
Durante a iniciativa, o bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, desafiou os participantes a “não terem medo de abrir as portas a Cristo”.
“Ele nada nos rouba e tudo nos dá”, frisou o responsável católico.
Por sua vez, o diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária de Vila Real, padre João Curralejo, destacou a jornada enquanto “oportunidade” para os jovens “se encontrarem uns com os outros”, de “viverem em comunhão” e darem voz “sem medo à sua fé”.
No alto do Monte Farinha, mais conhecido como Alto da Senhora da Graça, por causa do santuário que lá se encontra com o mesmo nome, os mais novos foram consagrados a Nossa Senhora.
O dia terminou com a cerimónia de envio e com a entrega da Cruz da jornada aos jovens do Arciprestado de Vila Real.
JCP