Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu aos «fizeram, fazem e continuarão a fazer» o programa «velhíssimo, mas sempre renovado»

Lisboa, 19 out 2019 (Ecclesia) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou a longevidade do programa ’70×7′, que reconheceu como “ponte” de diálogo entre “religiões, confissões e Igrejas”, num espírito “de abertura ecuménica e liberdade religiosa”.

“Dentro do espírito de abertura ecuménica, a liberdade religiosa, de diálogo entre religiões, confissões e Igrejas passou a ser uma ponte para essas confissões, para essas comunidades e Igrejas, não deixando de ser a voz dos católicos, ou se quisermos, de forma mais geral, dos cristãos, num país aberto e ecuménico”, afirmou o Presidente da República numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

A “missão”, “sempre cumprida” de informar o Portugal “urbano e rural” sobre a “voz da Igreja católica na sociedade portuguesa”, é sublinhada por Marcelo Rebelo de Sousa que recorda os anos em que colaborou com o programa.

“Fui colaborador do ’70×7′ com uma crónica semanal, pequenina, ao domingo, ainda durante um período razoavelmente longo da minha vida”, dá conta.

Numa missão “ligada à Igreja católica portuguesa”, o Presidente valoriza o percurso que o programa fez: “começou por ser um programa autónomo, integrou-se em vários programas com vários nomes e foi cumprindo sempre a mesma missão”.

“Guardando boas recordações” dos anos de colaboração, o Presidente da República saúda os que “fizeram, fazem e continuarão a fazer” o ’70×7.

“Bem hajam por aquilo que fizeram, fazem e continuarão a fazer através o velhíssimo, mas sempre renovado, ’70×7’”, afirmou.

A primeira emissão do programa ‘70×7’ foi no dia 21 de outubro de 1979, depois do primeiro ano como programa quinzenal passou a ser emitido todas as semanas, em novembro de 1980.

Este domingo, o ‘70×7’, que passa na RTP2, às 17h45, assinala os 40 anos de emissão na RTP com depoimentos dos fundadores do programa, António Rego e Manuel Vilas Boas, e a análise de Carlos Capucho e José Lopes Araújo.

HM/CB/PR/LS

Partilhar:
Share