37 a 45% da população nos países em via de desenvolvimento não tem casa

O jornal Headlines, publicação da Compania de Jesus, denuncia que 37 a 45% da população nos países em via de desenvolvimento não tem casa. “Muitos governos, nacionais e locais, se comportam como a avestruz, fazendo de conta que o problema não existe. Não resta aos sem-abrigo nada mais do que construir frágeis barracos nos quais a superpopulação e a falta de privacidade tornam a vida miserável”. Os sem-abrigo e os que conseguem com dificuldade um alojamento são um mil e 600 milhões, 70% dos quais são mulheres; de 30 a 70 milhões de crianças vivem na rua; mil e 700 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 3 bilhões não dispõem de serviços higiénicos. OS Jesuítas informam ainda que o Serviço latino-americano e asiático para as casas populares (SELAVIP), fundado em 1971 no âmbito da fundação chilena “Lar de Cristo”, financiou cerca de 79 projectos (49 na Ásia e 30 na América Latina) destinando mais de cinco milhões de alojamentos a quem não tem casa, partindo do pressuposto que toda a pessoa tem o direito fundamental de obter uma casa para si e para a sua família.

Partilhar:
Scroll to Top