2021: Papa apresenta «cuidado» do próximo como «vacina para o coração»

Cardeal Parolin leu homilia preparada por Francisco, na Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Cidade do Vaticano, 01 jan 2021 (Ecclesia) – O Papa defendeu que o ano de 2021 deve ser marcado pelo “cuidado” com os outros, numa homilia lida hoje no Vaticano pelo seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.

“Neste ano, enquanto aguardamos um renascimento e novos tratamentos, não negligenciemos o cuidado. Com efeito, além da vacina para o corpo, é necessária a vacina para o coração: é o cuidado. Será um bom ano se cuidarmos dos outros, como Nossa Senhora faz connosco”, escreveu Francisco, num texto proclamado durante a Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz.

A celebração foi presidida pelo cardeal Parolin, dado que o Papa se encontra limitado por uma “dolorosa” inflamação no nervo ciático, segundo informou esta quinta-feira a sala de imprensa da Santa Sé.

Como é importante educar o coração para o cuidado, para cuidar das pessoas e das coisas. Tudo começa daqui, de cuidarmos dos outros, do mundo, da criação. Pouco aproveita conhecer muitas pessoas e muitas coisas, se não cuidarmos delas”.

A reflexão do Papa destaca a importância de “bendizer, em nome de Deus”, e de evitar a tentação da maledicência.

“O mundo está gravemente poluído pelo dizer mal e pensar mal dos outros, da sociedade, de nós mesmos. De facto, a maledicência corrompe, faz degenerar tudo, enquanto a bênção regenera, dá força para recomeçar”, indica.

Francisco elogia a “concretude paciente” das mulheres, capazes de “tecer os fios da vida” e de a fazer nascer.

“Não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida. E a santa Mãe de Deus ensina-nos que o primeiro passo para dar vida àquilo que nos rodeia é amá-lo dentro de nós”, sustenta.

Uma semana depois do Natal, o Papa refere que Jesus “nasce de mulher e revoluciona a história com a ternura”.

A reflexão desafia os católicos a encontrar “tempo” para Deus e para os outros, em particular “para quem está só, para quem sofre, para quem precisa de escuta e atenção”.

“Que Nossa Senhora, que trouxe Deus ao tempo, nos ajude a dar o nosso tempo. Santa Mãe de Deus, nós Vos consagramos o novo ano. Vós que sabeis guardar no coração, cuidai de nós. Abençoai o nosso tempo e ensinai-nos a encontrar tempo para Deus e para os outros. Com alegria e confiança, nós Vos aclamamos: Santa Mãe de Deus”, termina a homilia, proferida pelo secretário de Estado do Vaticano.

OC

Dia Mundial da Paz 2021: Papa evoca vítimas da pandemia

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top