2021: Encíclicas do Papa são «guia» para o novo ano – Frei Fabrizio Bordin (c/vídeo)

Delegado provincial dos Frades Menores Conventuais em Portugal destaca inspiração da figura de São Francisco de Assis

Foto: Assis, Itália

 

Lisboa, 04 jan 2021 (Ecclesia) – Frei Fabrizio Bordin, delegado provincial dos Frades Menores Conventuais em Portugal, considera que as encíclicas ‘Fratelli Tutti’ (2020) e ‘Laudato Si’ (2015), do Papa Francisco, são um “guia” para o novo ano.

“Uma preocupada com a casa comum e outra preocupada com as relações dentro desta casa”, indicou o religioso, em entrevista à Agência ECCLESIA, emitida hoje na RTP2.

Para o responsável, o nome Francisco tem sido “um programa de pontificado” do atual Papa, inspirado na figura do Santo de Assis.

“Só um Papa jesuíta podia restituir São Francisco de Assis desta maneira tão original”, sustenta.

Além das questões ligadas à natureza, o atual pontificado tem recuperado outras dimensões do fundador do Franciscanismo, sublinhando que “oito séculos depois, este santo tem muito para dizer à humanidade”.

Frei Fabrizio Bordin entende que o Papa “não foi apenas à procura, em São Francisco de Assis, de títulos para as encíclicas, mas também de um estilo de vida”.

“Este santo encantava-nos com a sua mensagem de radicalidade e de uma vida contra a corrente”, sublinhou, recordando a sua própria juventude, em que aproximou de proposta franciscana, do “estilo de vida” do Santo de Assis, “a sua pobreza, o ser um anticonformista”.

Esta “radicalidade e simplicidade”, tal como a “dimensão de fraternidade”, motiva as pessoas, realça o religioso.

Os campos de férias realizados na altura eram feitos no “meio da natureza” ajudaram na descoberta para a verdadeira mensagem de São Francisco de Assis.

“Todos os Papas, desde João XXIII, foram a Assis procurar inspiração para o pontificado”, disse frei Fabrizio Bordin.

O Papa Francisco, “com a escolha do nome”, trouxe “algo de novo”, com “algumas características” próprias de São Francisco de Assis.

PR/LFS/OC

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top