1.º de Maio: Juventude Operária Católica realiza encontro «Salário:  Viver ou Sobreviver»

Movimento também participa na manifestação do Dia do Trabalhador, em Lisboa

Foto: JOC Portugal; 1 de maio 2024

Lisboa, 01 mai 2025 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC Portugal) realiza um encontro de reflexão intitulado ‘Salário:  Viver ou Sobreviver’, a partir das 10h00 desta quinta-feira, 1.º de Maio, e participa na manifestação pública do Dia do Trabalhador, em Lisboa.

“Vem celebrar connosco o 1º de Maio! Este ano, a realidade a ser trabalhada no encontro é “Salário: viver ou sobreviver?”, convida a JOC, nas suas redes sociais.

A Juventude Operária Católica vai refletir sobre o slogan ‘Salários: Viver ou Sobreviver?’, num espaço onde vai realizar a revisão de vida, antes de participar, “como é habitual, na manifestação” do 1° de Maio – Dia do Trabalhador, este ano, em Lisboa, a partir das 15h00, no desfile entre a Praça do Martim Moniz e a Alameda Dom Afonso Henriques.

O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) incentiva a não desistir perante a adversidade e “a trabalhar por um mundo mais justo e equitativo” na mensagem de “ação e reflexão”, “solidariedade e compromisso”, na sua mensagem para o 1.º de Maio, que foi escrita pelo MMTC da Ilha de Reunião (Oceano Índico).

Sobre a manifestação do Dia Internacional do Trabalhador, o MMTC, explica que “vale a pena” sair à rua como cidadãos ativos, para “manifestar o desacordo com um sistema económico que desumaniza os trabalhadores”, e mostrar a solidariedade para com aqueles “cujo fim do mês é cada vez mais difícil”.

A JOC – Juventude Operária Católica – é um Movimento de jovens, pelos jovens e para os jovens. Inquietos com a realidade em que vivemos, não ficamos como simples espectadores ou ouvintes, mas procuramos intervir e transformar de forma organizada.

Com sede em Lisboa, a JOC Portugal está presente em quatro dioceses portuguesas – Aveiro, Leiria-Fátima, Porto e Santarém – e está a apelar também à consignação do “1% do IRS”, ao preencher a declaração de IRS, para ajudar o movimento “a continuar o trabalho junto da juventude trabalhadora”.

A Juventude Operária Católica celebra em 2025 o seu centenário, nasceu na Bélgica, em 1925, por iniciativa do padre Joseph Cardijn e de um grupo de jovens trabalhadores, e chegou a Portugal em 1935.

CB

1.º maio: Igreja Católica associa-se à celebração, evocando São José Operário

 

1.º de Maio: Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos convida à «solidariedade e compromisso» pela «dignidade do trabalho para todos»

Partilhar:
Scroll to Top