Padre Miguel Neto sublinha centralidade da cultura católica para a compreensão da identidade portuguesa
Tavira, 31 ago 2021 (Ecclesia) – O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) disse à Agência ECCLESIA que o “acolhimento” aos visitantes é um passo fundamental para a ação da Igreja Católica neste setor, mostrando a cultura própria das suas comunidades.
“A Pastoral do Turismo tem a ver com o anúncio da fé junto daqueles que chegam, sobretudo a quem chega ao nosso país para descansar. Muitas vezes, esse descanso é motivo para conhecer a nossa identidade, a nossa cultura, que está embrenhada pela cultura cristã”, refere o padre Miguel Neto.
O Turismo em Portugal, acrescenta, pode contar com os “roteiros” do património católico, oferecendo “chaves de leitura” para o poder interpretar.
O sacerdote da Diocese do Algarve destaca que o “testemunho de Cristo, o primeiro anúncio” passa por uma atitude de “acolhimento” a quem visita este património, começando por “manter as igrejas abertas”, com pessoas formadas para o efeito.
A Agência ECCLESIA apresenta, desde 1 de agosto, o projeto ‘Zoom in’, em colaboração com todas as dioceses de Portugal, sugerindo locais a conhecer e a visitar nas várias regiões do país.
Além da edição digital, os vários destinos estão apresentados nas “Conversas na Ecclesia”, no portal da Agência ECCLESIA às 17h00, e no programa Ecclesia que é emitido na Antena 1, de segunda a sexta-feira, às 22h45.
OC