Aveiro, 24 jun 2018 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) dedicou especial atenção à comunicação e à presença do setor nas redes sociais num tempo de formação, na assembleia-geral realizada na Casa das Religiosas do Amor de Deus, em Fátima.
“Entendemos que era necessário pôr ao serviço de uma informação correta e publicitar aquilo que é a realidade da escola católica, a matriz educativa, as potencialidades que tem e as boas práticas”, disse o presidente da APEC à Agência ECCLESIA.
‘Potenciar as redes sociais na Escola Católica’ foi o tema da formação e o padre Querubim da Silva realçou que, “hoje”, as redes sociais são um instrumento de comunicação que “ultrapassa, muitas vezes, a comunicação padrão” da imprensa, da rádio e televisão, e mesmo os emails (correio eletrónico) que “a maior parte” das pessoas “já não lê todos”.
Segundo o sacerdote a Associação Portuguesa de Escolas Católicas apostou no desenvolvimento de um projeto que está a ser implementado para chegarem “de forma mais personalizada” às redes sociais, como Facebook, Instagram, onde conseguem passar a mensagem a “muita gente”.
Para o padre Querubim da Silva, é preciso “chegar às pessoas e criar opinião” e pelas redes sociais vão chegar às Escolas Católicas pessoas “por curiosidade” encontra-se também o “maldizer”, um “fórum de discussão de determinadas temáticas”, podem partilhar os projetos e a oferta educativa.
A APEC está a criar o suporte que depois as instituições do setor podem usar, partilhar os links e “pode-se chegar a qualquer sítio”.
Segundo o programa da Assembleia-geral, na tarde do dia 20 de junho, estiveram em análise a IV Peregrinação das Escolas Católicas e as formações para docentes e não docentes.
O padre Querubim da Silva explicou que têm “como princípio” de 2 em 2 anos dinamizar uma peregrinação que é intercalada com uma ação de formação, reflexão e visibilidade da escola católica e recordou que em 2017 promoveram as primeiras jornadas nacionais do setor, intituladas ‘Um presente com Futuro’.
Este ano, a Peregrinação das Escolas Católicas é no dia 19 de outubro, nas vésperas da Semana Nacional de Educação Cristã 2018 (21 a 28 de outubro), por isso, “é, habitualmente, em colaboração com o Secretariado Nacional da Educação Cristã” – SNEC.
Nas declarações à Agência ECCLESIA, o presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas mostrou-se também preocupado com encerramento de estabelecimentos de ensino e defendeu que os contratos de associação devem ter em conta “o contexto social, económico”, evitando o “estrangulamento de serviços”.
CB