Iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil quer dar «alma» e «entusiasmo» a todos quantos anunciam Cristo no meio dos mais novos
Lisboa, 29 set 2012 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) inicia hoje, em Leiria, a primeira etapa do YOUTHTRAVEL, uma peregrinação formativa destinada a animadores e inspirada no catecismo jovem da Igreja Católica.
Em declarações à ECCLESIA, o diretor daquele organismo, padre Eduardo Novo, explica que o principal objetivo da iniciativa, que vai passar por todas as dioceses do país, “é revitalizar a pastoral juvenil, colocando-a como foco de toda a ação evangelizadora da Igreja”.
“Havia esta vontade de irmos mais longe, de sairmos do gabinete para o terreno, de estarmos não apenas com os responsáveis diocesanos mas com todos aqueles que têm esta vontade e dinamismo de serem cristãos e de levarem esta ideia”, salienta o sacerdote.
O lançamento do projeto YOUTHTRAVEL, em parceria com a editora Paulus, surge a poucos dias do início do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI para 11 de outubro.
Acontece também a menos de um mês da Jornada Nacional da Pastoral Juvenil, evento previsto para 19 e 20 de outubro, que levará todos os responsáveis de grupos de jovens até Fátima, para refletirem sobre o tema “Fé e Nova Evangelização: Ide e fazei discípulos”.
Mais do que “formação” ou “catequese”, o DNPJ quer aproveitar este tempo para dar “alma” e “entusiasmo” a todas as pessoas que têm a missão de serem “testemunhas alegres do Evangelho de Cristo”, no meio dos mais novos, e de contribuírem assim para a “transformação” do mundo.
Ao apostarem no desenvolvimento de cidadãos e cristãos esclarecidos e conscientes, os agentes pastorais estão também a trabalhar para o estabelecimento de uma nova ordem social.
“As medidas que se tomam, politicamente, economicamente, têm de estar enraizadas nos valores que professamos”, exemplifica o padre Eduardo Novo, numa alusão ao cenário de crise que tomou conta do país.
De acordo com aquele responsável, a peregrinação nacional do Youcat será também uma peça importante para a afirmação do DNPJ enquanto “ponte” de ligação entre “secretariados diocesanos, movimentos juvenis e paróquias”, e “rosto humano” de um Jesus que “se tenta levar a todos”.
PRE/JCP/LS