Lisboa, 13 abr 2012 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício “Cor Unum”, organismo do Vaticano responsável pela orientação das agências católicas de caridade, vai apresentar hoje o livro “Santo Padre e os voluntários europeus” e debater novas estratégias para o setor.
De acordo com a Rádio Vaticano, a obra vai ser lançada na sede do dicastério e recorda o discurso que Bento XVI dedicou a um grupo de voluntários vindos de 25 países, em novembro de 2011, por ocasião do Ano Europeu do Voluntariado.
A publicação reúne ainda as declarações mais emblemáticas que foram pronunciadas durante aquele evento, que contou com a participação de vários bispos e responsáveis por organizações católicas de toda a Europa.
No seu encontro com os voluntários, o Papa classificou o trabalho destas pessoas como um sinal de “confiança” num momento de “crise e incerteza”.
Bento XVI sublinhou ainda que a identidade do voluntariado católico “não deve ser seduzida por ideologias que querem mudar o mundo com base numa visão puramente humana”.
“O trabalho voluntário não é meramente uma expressão de boa vontade”, mas “uma experiência pessoal de Cristo”, sustentou.
JCP