Voluntariado: Paróquia acompanha idosos na Baixa lisboeta

Projecto do Centro Social de São Nicolau visa ajudar nos aspectos práticos do dia-a-dia e combater o isolamento

Lisboa, 06 Jan (Ecclesia) – O Centro Social de São Nicolau, na Baixa lisboeta, está a desenvolver desde o início de 2011 o projecto «Mais proximidade, Melhor vida», que visa combater o isolamento dos idosos residentes nesta zona.

Maria de Lourdes Miguel, responsável por esta iniciativa, a segunda do género, revela que em “nove meses, conseguiu-se chegar a 72 pessoas” – um número que qualifica como “espectacular” -, a mais velha das quais com 94 anos de idade.

Esta iniciativa, que decorre nos próximos três anos, sucede ao projecto “Os mais sós”, que se tinha desenvolvido entre Fevereiro e Novembro de 2010, a partir de um estudo relativo à situação em que vivem os idosos na Baixa, realizado pela UCP, promovendo e mantendo serviços e acções de solidariedade e caridade.

Desde levar as pessoas a consultas médicas e comprar medicamentos a conversar, os voluntários procuram acompanhar os idosos em aspectos práticos do quotidiano.

“Não intervimos, de maneira nenhuma, onde a rede está montada”, assinala Maria de Lourdes Miguel, em declarações ao programa da Igreja Católica na Antena 1.

Neste momento, dois médicos já se voluntariaram para ir a casa das pessoas, uma das “respostas de bem-estar” que foram conseguidas pela equipa do projecto.

Para Maria de Lourdes Miguel, contudo, a maior necessidade destas pessoas é “serem ouvidas”.

“Há uma que diz, por exemplo: «telefonem-me todos os dias, se eu um dia não responder é porque morri e escuso de estar mais do que um dia morta, sozinha em casa»”, relata.

A solidão é, para quem trabalha nesta iniciativa, um problema maior: neste momento, há duas voluntárias que atendem os idosos, pelo telefone.

“Lidar com estes idosos é, mais do que tudo, saber ouvir”, assinala a responsável pelo projecto «Mais proximidade, Melhor vida».

Maria de Lourdes Miguel lamenta que “histórias” e “experiências” de vida se estejam a perder, pedindo respeito por pessoas “que deram tudo à sociedade”.

“As pessoas não podem ser lixo, de forma nenhuma”, aponta.

Ligado à paróquia de São Nicolau, o projecto está direccionado para as pessoas idosas residentes na Baixa-Chiado, envolvendo, através de parcerias, entidades institucionais e comerciais locais e nacionais.

Ao longo desta semana, o programa da Igreja Católica na Antena 1 apresenta histórias ligadas ao voluntariado, lançando o Ano Europeu das actividades voluntárias que promovam uma cidadania activa, que se celebra em 2011.

PRE/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top