Voluntariado: Leigos para o Desenvolvimento abrem nova missão em São Tomé e Príncipe

Projeto pretende favorecer o desenvolvimento comunitário e o acesso ao emprego em algumas das regiões mais desfavorecidas do país

Lisboa, 25 ago 2011 (Ecclesia) – A Organização Não Governamental Leigos para o Desenvolvimento (LD) vai abrir em setembro uma nova missão em São Tomé e Príncipe, para combater o “isolamento” a que estão sujeitas as regiões de Porto Alegre e São Tomé.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Daniela Vieitas, membro da direção daquele organismo, explica que o projeto visa essencialmente “intervir ao nível da educação, creche, ensino primário e formação para jovens e adultos”.

A fim de favorecer o desenvolvimento comunitário e o acesso ao emprego, “a aposta irá recair em áreas como gestão ou culinária”, centrando-se na possibilidade de potenciar esta zona ao nível turístico, acrescenta a mesma responsável.

De acordo com os LD, a opção de abrir uma nova missão naquele território lusófono surgiu também no seguimento de uma “forte manifestação de interesse das entidades públicas centrais e locais, da diocese, de organizações da sociedade civil e da população em geral”.

Para já, o plano delineado prevê a colocação de sete voluntários no terreno, algo que acontecerá já a partir de dia 11 de setembro, data em que se celebra uma missa de envio.

Nascidos em abril de 1986, os LD são uma associação católica, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral e sustentado das pessoas e comunidades de Portugal e dos países em desenvolvimento.

Para o próximo ano de atividades, o organismo vai contar com a participação de um total de 19 voluntários, espalhados por atividades de caráter solidário em Portugal, São Tomé, Angola, Moçambique e Timor.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top