Lisboa, 01 fev 2012 (Ecclesia) – A cidade de Trindade, a segunda de São Tomé e Príncipe, recebe neste verão um grupo de voluntários católicos que vão dar formação nas áreas do jornalismo, cuidados médicos, informática e animação juvenil.
Os leigos associados à congregação dos Missionários Claretianos em Portugal prestarão aconselhamento na Rádio Jubilar, emissora da Igreja santomense, e no âmbito da saúde infantil, computadores e eletrónica, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O programa de voluntariado que decorre em agosto prevê também a formação religiosa de escuteiros, acólitos, catequistas, crismandos e líderes comunitários em Batepá, Trindade e Plateau.
As iniciativas de voluntariado foram anunciadas este sábado em Carvalhos, Vila Nova de Gaia, num encontro organizado pela Procuradoria das Missões Claretianas, que se define como uma “Plataforma de Animação Missionária e de Ajuda ao Financiamento de Projetos de Evangelização e de Solidariedade”.
O Papa Bento XVI criticou a 29 de outubro as uniões conjugais fora do sacramento do matrimónio, a feitiçaria e o tribalismo étnico que ocorrem em Angola e São Tomé e Príncipe, durante a audiência que concedeu no Vaticano a bispos daqueles países.
RJM