«Fazer a diferença nos dias de hoje» é um dos objetivos
Lisboa, 12 ago 2015 (Ecclesia) – O ‘Projeto +’ nasceu com jovens universitários que têm como propósito “missionar com alegria” e serem “evangelizados com gratidão” e este ano “proporcionaram férias diferentes” a miúdos e graúdos com o lema “Dá+; Ama+; Conhece+; Acredita+; Reza+”.
“Assim demos +, amamos +, conhecemos +, acreditámos + na presença de Deus nas nossas vidas e rezámos + para discernirmos melhor como podemos ser jovens do mundo que fazem a diferença nos dias de hoje onde Deus precisa de ser cada vez mais amado”, explica a mentora deste projeto, Inês Amaral, à Agência ECCLESIA.
No Projeto + a “alegria” é o “grande alimento” de quem integra esta iniciativa de voluntariado que este ano esteve “fora da zona de residência e conforto”, mais concretamente em Memória, Pombal.
Durante uma semana, entre 19 e 26 de julho, o programa de atividades incluía estar com os “menos jovens” da parte da manhã, onde visitaram três lares das freguesias de Memória e Colmeias, e bateram às portas com o intuito de “conversar, rezar e levar sorrisos”.
Durante a tarde dedicaram-se às 12 crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos, animando-as com iniciativas desportivas, culturais, de ciência e artísticas.
“Foi uma experiência única para toda a equipa constituída por nove jovens universitários, entre os 18 e os 20 anos, e integramos uma jovem da paróquia de Colmeias”, comenta a responsável de 19 anos.
A primeira Semana+ foi orientada pelo padre Alfredo Plácido, recentemente ordenado na Diocese de Lisboa (28 de junho), e teve como tema “Batei, e hão-de abrir-vos” (Mt 7,7).
A organização adianta que esta semana vai ter como tema em 2016 a citação de São João (4, 10): “Nisto consiste o Seu amor: Não fomos nós que o amámos: foi Ele que nos amou primeiro”.
“Ainda sem data definida devido ao encontro dos jovens com o Papa, as Jornadas Mundiais da Juventude, em que com certeza iremos participar”, revela Inês Amaral.
O Projeto + afirma-se pela sua “natureza cristã” e o “mais” tem dois significados, sendo que o primeiro esboça o “esforço que o projeto exige” em “organização” e conciliação com a vida de estudante.
“Capacidade de sairmos de nós para chegarmos aos outros, coragem para visitar os abandonados de uma palavra amiga, de um sorriso ou de um abraço e principalmente espalhar a alegria por tantos que dela precisam. O segundo pela cruz de Jesus levando a sua alegria aos que dela necessitam, partilhando-a com a gratidão que a recebemos”, desenvolve um comunicado também enviado à Agência ECCLESIA.
Para jovens entre os 16 e os 30 anos que se sentem “desafiados/as”, esta iniciativa procura envolver todos os participantes na sua missão com os outros “fomentando o espírito de equipa”, de forma contínua.
Neste contexto, proporciona uma resposta “complementar à formação individual”, fundamentada nos valores humanos segundo os princípios cristãos.
O Projeto + tem também encontros mensais de duas naturezas, que vão ser anunciadas na sua página na rede social Facebook: No segundo sábado desenvolvem atividades de voluntariado “em lares, hospitais e outros locais” que precisem, e incentivam a participação conjunta de “todos os membros” na Eucaristia.
Esta iniciativa de jovens universitários para outros jovens que querem fazer a diferença nasceu este ano depois de Inês Amaral, que frequenta o Curso de Medicina, ter participado na ‘Missão Pais’ e quis replicar a iniciativa envolvendo amigos, pais e sacerdotes.
CB