Lisboa, 06 dez 2012 (Ecclesia) –Fausta Cardoso Pereira, da Fundação PT, ganhou a 4ª edição do troféu português do voluntariado entregue esta quarta-feira, Dia Internacional dos Voluntários, na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.
A premiada é gestora de projetos, na área da Educação e Saúde, onde se inclui a iniciativa de voluntariado empresarial “Comunicar em segurança” da referida fundação, que pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação.
O galardão patrocinado pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) premeia “pessoas ou instituições promotoras do voluntariado”, explica à Agência ECCLESIA João Teixeira, secretário da organização que este ano recebeu 14 candidaturas.
O prémio consiste num troféu em cristal com a gravação do logótipo da CPV e o nome da vencedora.
A cerimónia de entrega decorreu durante um jantar de “angariação de fundos” para projetos ligados à “dinamização voluntariado”, disse o secretário da CPV.
As comemorações do Ano Europeu do Voluntariado, celebrado em 2011, deixaram “marcas na sociedade portuguesa”, assinala João Teixeira, embora sem a perceção de que as mesmas tenham “provocado um aumento de instituições” nesta área.
A CPV surgiu em 2007, com a finalidade de representar os voluntários de Portugal, e reúne atualmente 16 organizações promotoras de voluntariado de áreas como saúde, ação social, desporto e desenvolvimento comunitário.
LFS