Voluntariado: Bairro do Zambujal e Casa São Francisco de Assis recebem alunos da Universidade Católica e jovens da Cáritas

Foto: CAZAmbujal Associação Recreativa

Lisboa, 04 set 2024 (Ecclesia) – Alunos da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e jovens da Cáritas de Lisboa participam numa ação de voluntariado no Bairro do Zambujal (Amadora) e na Casa São Francisco de Assis (Loures), esta quarta-feira, dia 4 de setembro.

“A presença dos jovens voluntários da Universidade Católica Portuguesa e da Cáritas é um exemplo notável de cidadania ativa e de compromisso com a comunidade, reforçando a importância do trabalho em equipa, do voluntariado e da solidariedade”, destaca uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Participar nesta ação de voluntariado 70 estudantes do Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa e jovens da Cáritas Diocesana de Lisboa, que antecipam o Dia Internacional da Caridade (5 setembro).

“Trata-se de uma oportunidade única para impactar positivamente a comunidade, colocando em prática os princípios da Ciência Política e das Relações Internacionais”, refere o IEP Católica.

Esta iniciativa, no Bairro do Zambujal e na Casa São Francisco de Assis – Antiga Casa do Gaiato, no Patriarcado de Lisboa, decorre entre as 09h30 e as 18h00, com a “limpeza do bairro, pintura de muros e paredes”, a criação de uma horta Laudato Si’ (horta comunitária), limpeza de canteiros e jardinagem.

“São ações como esta que nos relembram que, através de pequenos gestos, cada pessoa pode fazer uma diferença significativa na vida de outros”, assinala a Cáritas Diocesana de Lisboa.

O ponto de encontro é na Associação de Moradores do Bairro do Zambujal, e este evento termina com um convívio entre todos os participantes, com um churrasco oferecido pela Junta de Freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal.

A ação de voluntariado, na véspera do Dia Internacional da Caridade, é organizada pela Cáritas Diocesana de Lisboa e pela Cáritas Interparoquial do Tojal, em parceria com a Associação de Moradores e a UCP, e o apoio da Junta de Freguesia de Santo Antão e São Julião.

“Esta colaboração destaca o compromisso das entidades envolvidas em promover a coesão social e a solidariedade no Bairro do Zambujal, melhorando as condições de vida dos seus moradores”, acrescenta a nota.

O Dia Internacional da Caridade foi instituído no dia 5 de setembro, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, e comemorado pela primeira vez em 2013.

A data assinala-se no dia da morte da Madre Teresa de Calcutá, missionária católica albanesa que fundou as Irmãs da Caridade, canonizada a 4 de setembro de 2016 pelo Papa Francisco, durante o Jubileu extraordinário da Misericórdia, na Praça São Pedro.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top