Vocações: Seminários precisam “de continuar a ter o apoio” das comunidades – Bispo da Guarda

Os ofertórios, nas assembleias do domingo, dia 8 de novembro, destinam-se a ajudar esta mesma sustentação

Foto Jornal «A Guarda» – Seminário da Guarda

Guarda, 30 Out 2020 (Ecclesia) – O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, escreveu uma nota sobre a Semana dos Seminários (01 a 08 de novembro) onde refere que apesar “das profundas mudanças que as circunstâncias atuais estão a impor aos seminários”, eles precisam de continuar a ter o apoio e o compromisso dos fiéis e das comunidades, a começar pelos sacerdotes”.

Esse compromisso começa no “recrutamento das vocações sacerdotais” e nesse aspeto “impõe-se a colaboração com o Pré-Seminário para identificar e acompanhar aqueles adolescentes e jovens que mostram sinais de especial sensibilidade ao chamamento do Senhor”, realça a nota do bispo da Guarda enviada à Agência ECCLESIA.

O compromisso continua “na preocupação por conhecer e acompanhar” os seminaristas e manifesta-se também “na ajuda material para a sustentação dos seminários”.

No documento, D. Manuel Felício sublinha que os “ofertórios, nas assembleias do domingo, dia 8 de novembro, destinam-se a ajudar esta mesma sustentação” e no caso da Diocese da Guarda é o “Seminário Maior Interdiocesano”, que partilham “com mais outras três dioceses e se encontra sediado em Braga”.

Os seminários sempre foram “especialmente acarinhados, porque têm por missão preparar os sacerdotes para serviço das comunidades e da vida da Igreja”.

O Bispo da Guarda pede também às comunidades para fazerem “oração regular pelas vocações sacerdotais” porque se sente que “a opção pela vida sacerdotal, sobretudo nos dias de hoje, muito marcados pela cultura do provisório e do experimentalismo, exige uma fé corajosa”.

Foto DR – Seminaristas da Diocese da Guarda

A Diocese da Guarda conta, este ano lectivo, com 5 seminaristas a frequentar o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.

O padre Serafim Reis, que acompanha os seminaristas em Braga, disse ao Jornal A GUARDA que “ao longo de décadas habituámo-nos à presença dos seminaristas na cidade da Guarda”, mas “diversas circunstâncias não o permitem mais”.

Nos últimos anos, o projecto formativo que reúne as dioceses da Guarda, Bragança, Lamego e Viseu transferiu-se para Braga onde funciona o Seminário Interdiocesano de São José, fundado pelas referidas dioceses.

A Igreja em Portugal celebra a Semana dos Seminários de 1 a 8 de Novembro, este ano com o tema «Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele».

LFS

Partilhar:
Scroll to Top