Vocações: Seminário de Aveiro celebra 60 anos junto das populações

Instituição aposta no «equilíbrio» entre a vivência comunitária dos seminaristas e a sua relação com o mundo exterior

Lisboa, 10 nov 2011 (Ecclesia) – A Semana dos Seminários deste ano está a ter um significado especial para o Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, já que coincide com a celebração do 60.º aniversário daquela casa de formação vocacional.

Em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, o reitor da instituição, padre João Alves, disse tratar-se de uma ocasião propícia para ir “ao encontro” das populações locais, sobretudo dos mais novos.

O programa definido pela equipa de formadores do Seminário aveirense inclui visitas às comunidades de Anadia (sexta-feira), Sangalhos e Oliveira do Bairro (ambas no domingo).

Na segunda-feira, o sopro das velas vai ser acompanhado com “uma mostra expositiva de alguns elementos da história do seminário”, aberta à população em geral, que terá ocasião de “ver a casa” e apreciar “filmes e outras iniciativas”, revela o sacerdote.

O Seminário de Aveiro conta atualmente com nove seminaristas, todos na etapa formativa entre o 10.º e o 12.º ano.

Para o reitor, o importante nestas idades (dos 16 aos 19 anos) é fomentar o espírito de “grupo” e a ligação à sociedade.

[[a,d,2661,emissão (07-11-2011) ]] “Ter um jovem que vai ao seminário ou que entrou no pré-seminário faz com que o outro também vá, que desperte, que vá pensando nisso”, sustenta.

Por isso, o plano formativo privilegia não só as dimensões “espiritual/vocacional” e “intelectual/cultural” mas também a área “humana e comunitária”.

 Segundo o padre João Alves, todas as ações delineadas pela equipa formadora vão no sentido de assegurar o “equilíbrio entre a estabilidade da vida comunitária e o mundo de relações” que estes jovens vão alimentando no exterior.

Entre as diversas atividades propostas, destaque para o trabalho de voluntariado que os seminaristas fazem junto dos sem-abrigo, através de um projeto intitulado “Ceia com Calor”, da instituição de apoio social “Florinhas do Vouga”.

Por intermédio da Orbis, uma organização não-governamental diocesana, eles apadrinham ainda uma jovem de Cabo Verde.

No âmbito da Semana dos Seminários, que decorre até domingo, o Programa da Igreja Católica na Antena 1 está a dar a conhecer a história e o dia a dia de alguns seminários diocesanos.

PRE/JCP

Partilhar:
Scroll to Top